e-Social

e-Social quer unificar declarações trabalhistas com uso de Certificação Digital

O ano de 2014 promete muitas mudanças no relacionamento entre empresas e governo com a chegada do eSocial. O projeto pretende unificar o envio de declarações, mas ainda tem muitos desafios pela frente.

O e-Social é uma ambiciosa iniciativa do governo federal que pretende juntar, em um único ambiente, todas as informações hoje enviadas pelos empregadores em relação aos seus empregados. A expectativa é trazer vantagens às empresas, como: atendimento a vários órgãos do governo com uma única fonte de informações; automação da transmissão, a partir da integração entre os sistemas informatizados das empresas com o ambiente nacional do eSocial; padronização dos cadastros das pessoas físicas e jurídicas entre todos os participantes do projeto; segurança e integridade das informações enviadas com a utilização de Certificação Digital. Entre as informações que serão unificadas estão cadastramentos, vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT), aviso prévio, FGTS e imposto de renda.

Gerando expectativa quanto às dificuldades de adaptação, o projeto está caminhando a passos mais lentos nos últimos meses, e novos testes e discussões têm sido realizados com o objetivo de finalizar as especificações dos arquivos que farão parte do sistema. Um Manual também está disponível para que as empresas já comecem a realizar as alterações necessárias em seus sistemas.

Quem precisa adotar o ECD?

Entenda que empresas são obrigadas por lei a fazer a ECD.

Empresas devem utilizar certificado digital para requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa.

e-Social quer unificar declarações trabalhistas com uso de Certificação Digital.

GENERAL ASSESSORIA CONTÁBIL E EMPRESARIAL © 2018- (15)3229-4505